ASPONI
COLETA E RECICLAGEM DE LÂMPADAS
Nosso Sistema oferece ao mercado uma solução inteligente para o descarte adequado das lâmpadas queimadas.

O sistema armazena com segurança todos os componentes das lâmpadas, separando-os e possibilitando a reutilização dos seus resíduos.

Composto de tambor de 200 litros, sistema interno de aspiração e filtragem em três fases, sistema eletrônico de contagem de lâmpadas

Portátil, o Sistema reduz custos de transporte pois executa o trabalho no próprio local de armazenagem das lâmpadas permitindo uma drástica redução de espaço na estocagem.

Por funcionar com sistema a vácuo, evita riscos de contaminação do ar por gases nocivos e total segurança na operação, devolvendo à atmosfera apenas o ar descontaminado

Por este motivo, e para possibilitar que as empresas possam atender as normas da ABNT-NBR 10004 e O.S.H.A. método NIOSH 6099, que refere-se ao manuseio de resíduos sólidos, A ASPONI está trazendo para Joinville e Região a tecnologia capaz de destinar corretamente e com segurança, lâmpadas de qualquer tipo, da forma mais simples e barata possível. É o sistema Papa-Lâmpadas que funciona da seguinte forma:

A ASPONI se desloca até o cliente que tenha lâmpadas para destinar e no próprio local, processa a descontaminação das lâmpadas de mercúrio, levando no ato seguinte, todo o resíduo oriundo do serviço (vidro/alumínio/filtros saturados com metal pesado), para destino correto, fora do Patio da empresa.
Além de eliminar os riscos do manuseio, e os custos de transporte existentes no descarte, o sistema "Papa-Lâmpadas" oferece outros benefícios agregadas entre eles:

• Destinação correta dos resíduos e metais pesados

• Redução real dos preços praticados por lâmpada descartada

• Recuperação de área produtiva desperdiçada na estocagem de lâmpadas queimadas

• Adequação aos requisitos para obtenção de certificações, como o ISO 14000, através do atendimento às normas ABNT-NBR 10004

• Vantagens políticas e mercadológicas pela escolha de atitudes corretas ao meio ambiente

• Construção de uma boa imagem junto à comunidade
 
 
O transporte das lâmpadas queimadas para reciclagem, até as empresas existentes, causa a quebra de um alto percentual ocasionando a liberação na atmosfera do vapor de mercúrio contido nessas lâmpadas. A Operação Papa-Lâmpadas além de eliminar este risco, reduz a manipulação, evita custos de: embalagem, armazenamentos, transporte e licenças especiais.
 
 
Em resumo, unido a facilidade de se locomover ate o local com o equipamento apropriado, com a manipulação aprovada e controlada por autoridades competentes, evitando o excesso de manuseio, estocagem, riscos e os altos custos de tráfego de lâmpadas queimadas, a Operação Papa-Lâmpadas é,  indiscutivelmente, um dos melhores instrumentos com o qual as  empresas, instituições e autarquias conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e com a saúde pública podem contar para dar a correta destinação a este perigoso e cada vez mais comum agente poluidor: a lâmpada fluorescente.