ASPONI
COLETA E RECICLAGEM DE LÂMPADAS
Componentes principais de uma lâmpada

• Vidro (vidro soda e vidro sílica);
• Pó de fósforo (clorofluorapatita e fosfato de ítrio vanadato);

Metais pesados (Cd, Hg e Pb);

• Base (latão e alumínio);
• Gases de enchimento (Ne, Ar, Kr e Xe);
• Cátodos (tungstênio ou de aço inox);
• Poeira emissiva (carbonatos de Ba, Sr e tungstatos de Ca e Ba).

A contaminação dos solos e das águas pelos metais pesados, especialmente o mercúrio, é uma agressão ao meio ambiente, além de provocar também, em alguns casos de contaminação no ser humano a aposentadoria antecipada por invalidez.

Processo errado de descarte das lâmpadas que contém metais pesados provoca efeitos toxicológicos, que prejudicam à saúde humana, entre eles encontram-se:

Hg metálico - Bronquite aguda, cefaléia, catarata, tremor, fraqueza, insuficiência renal crônica, edema pulmonar agudo, pneumonia, diminuição da libido e capacidade intelectual, parestesia (alucinações) e insegurança;

Sais inorgânicos de Hg - Cegueira, dermatite esfoliativa, gastroenterite aguda, gengivite, nefrite crônica, síndromes neurológicas e psiquiátricas diversas
 
MetilHg (efeitos irreversíveis) - Dano cerebral e físico ao feto, síndromes neurológicas múltiplas com deterioração física e mental (tremores, disfunções sensoriais, irritabilidade, perdas da visão, audição e memória, convulsões e morte.
 
 
 

LÂMPADA FLUORESCENTE

Estrutura e Funcionamento

Uma lâmpada fluorescente típica é composta por um tubo selado de vidro preenchido com gás argônio à baixa pressão (2,5 Torr) e vapor de mercúrio, também à baixa pressão parcial. O interior do tubo é revestido com uma poeira fosforosa composta por vários elementos. A Tabela 1 relaciona a concentração desses elementos em mg/kg da poeira fosforosa.

Tabela 1 - Composição da poeira fosforosa de uma lâmpada fluorescente.

Elemento

Concentração

Elemento

Concentração

Elemento

Concentração

Alumínio

3.000

Chumbo

75

Manganês

4.400

Antimônio

2.300

Cobre

70

Mercúrio

4.700

Bário

610

Cromo

9

Níquel

130

Cádmio

1.000

Ferro

1.900

Sódio

1.700

Cálcio

170.000

Magnésio

1.000

Zinco

48

Fonte: Mercury Recovery Services, in TRUESDALE et al